Quando pensamos na árvore da vida, pensamos em toda a nossa existência, desde quando viemos ao mundo, até imaginarmos o momento em que deixaremos essa vida.
A árvore representa o crescimento e desenvolvimento pessoais, representa os frutos e a seiva que nos alimenta diariamente. Diz respeito às doenças que enfrentamos, aquelas que conseguimos superar e as que nos consomem como pragas.
Demonstra como sobrevivemos aos dias ensolarados e às tempestades, como dependemos da luz e do cuidado de outras pessoas e como podemos alimentar e servir a tantos outros, das mais variadas formas somos úteis.
A árvore da vida nos tranquiliza, nos mostra que temos um futuro pela frente, que podemos escolher o caminho a seguir, se seremos folhosos ou apenas caule.
Indica ainda nossa resistência, se necessitamos de água e luz diariamente, ou se somos do tipo que armazena nutrientes que no futuro serão necessários.
Cada indivíduo tem sua própria árvore da vida, e cuida dela de seu modo mais pessoal. Cada um conhece seus limites, suas satisfações e suas tristezas.
A árvore é como o destino, tem uma tendência certa, mas pode ser moldada ao longo dos anos, pode tomar uma forma totalmente diferente dependendo de onde está plantada, sendo tortuosa ou fina, alta ou arbustiva.
Precisamos cultivar nossas vidas como cultivamos as árvores e plantas, com muito amor e cuidado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário