Quem já ouviu falar de divisão de culpa sabe exatamente os limites e a importância da responsabilidade pessoal. Divisão de culpa nada mais é que a união e a lealdade entre aqueles que trabalham em prol de algo em comum, do qual ambos poderão usufruir em igualdade de intensidade.
Trata-se de pai e mãe dividirem a culpa da educação e das atitudes dos filhos, avós dividirem a culpa de terem estragado seus netos, irmãos assumirem juntos a traquinagem, amigos compartilharem juntos uma ressaca moral, colegas assumirem juntos os fracassos e os frutos das vitórias.
Isso porque as situações de fracasso e de vitórias não surgem isoladamente, mas frutos da interação com o próximo. Se um familiar conquistou a graduação pretendida, foi porque teve em casa uma estrutura para financiar seus estudos ou uma estrutura para bancar sua ausência.
Se um amigo conquista aquele que ama, é porque teve grandes pessoas que o incentivaram e o fizeram acreditar em si mesmo. Mas se uma criança quebra um brinquedo, é porque não teve a educação para usar da forma correta, ou porque não aprendeu a cuidar do objeto, ou ainda, por simples obra do acaso que poderia ter acontecido com qualquer outra criança.
Por isso acreditamos que a divisão de culpa e a engrenagem principal de qualquer sistema, encoraja e fortifica as decisões. Divisão de culpa acalma pensamentos, relaxa as emoções e nos ajuda a encarar a realidade de forma mais leve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário