Sobre a disciplina

Sabemos que a disciplina é uma das maiores responsáveis pelos feitos e conquistas humanos. Disciplina e rigor atuam juntos em nossas atitudes para nos demonstrar que, embora os caminhos a seguir sejam penosos, são todos possíveis, desde que sejam nosso principal foco.

É certo que ela pode ser objeto de educação desde a primeira infância, mas também pode ser uma posição adotada ao longo da vida, de acordo com as necessidades.

Especulamos aqui sobre os diversos tipos de disciplina, desde aquela que nos ajuda a ter a vaidade de sempre olhar no espelho e nos arrumar antes de sairmos de casa, aquela que nos ajuda a sempre ter um comportamento decente e desejável para o bem de um relacionamento duradouro, até mesmo aquela que nos ajuda a buscar e pesquisar o presente perfeito até encontrá-lo.

E por qual motivo quando pensamos em disciplina para afazeres domésticos, para os estudos e o trabalho árduo, ou ainda, em disciplina para os temidos exercícios físicos, percebemos o quão distante e inalcançável ela está de nossas vidas?

Ora, trata-se apenas de formas diferentes de encarar o mundo à nossa volta e a nossa realidade. Claro que há atividades que nos exigem menos esforços e outras que nos exigem sacrifícios inesquecíveis. Mas isto não elimina a disciplina até mesmo para momentos mais tranquilos.

Frequentemente nos vêm à tona a imagem de um quartel, de soldados e estampas de guerra. Sim, a disciplina é a maior virtude daqueles que atuam em nossa proteção, mas isso não minimiza a disciplina que deve existir em cada uma de nossas ações, por mais simplórias que sejam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário