Racionais ou Passionais

Certo dia me peguei conversando com grandes amigas sobre a forma como lidamos e encaramos a vida e seus acontecimentos. Discutimos sobre duas características mais marcantes e visíveis aos olhos de quem está a nossa volta, e chegamos à conclusão que poderíamos estar divididas em dois simples grupos: o das passionais e o das racionais. 

Faço aqui a ressalva de que essa divisão é meramente lúdica, pois, no íntimo, sabemos que somos fruto da fusão de diversos sentimentos e características, bem como nunca estaríamos rotuladas em uma só palavra. Mas, para quem inventou a brincadeira, vamos logo às conclusões! O teste funcionou, porém falhou. Ninguém  acertou, mas todas acertaram! 

Mulheres passionais: calmas e tranquilas, até quando recebem o alerta de perigo. Sentem muito amor, muita dor, muita saudade. São infinitamente calorosas, choram, desabafam, são impulsivas e ainda raciocinam antes de esbravejarem. Perdoam por amor, tem o coração mole, lutam com extrema força, empenham todos os seus esforços, sabem esperar, conhecem seus limites, finas estrategistas, perfeitas dominadoras, demonstram coragem, esbanjam sorrisos, são extremamente passionais!

Mulheres racionais: nervosas, ansiosas, desconfiadas. Embora acreditem ser um sinal de fraqueza, por vezes não conseguem engolir o choro. Choram, choram com vontade, mas sabem quando e de quem se esconder. Amam com intensidade e fazem planos a todo momento! Decepcionam-se com mais facilidade. Pensam no plano B, traçam a estratégia para se reerguer. Não desanimam nunca, ou mudam a meta e se desanimam demais. Pensam, pensam, pensam, desistem do plano e deixam o barco correr. Perdoam quando acreditam na justiça. Sensíveis aos elogios, avessas à fraqueza. Acreditam conhecer seus limites. Colecionam sucessos, vitórias e amores. Extremamente racionais! 

Eu? Um pouco disso, um pouco daquilo...

Vocês? Ah, com certeza também não se encaixam em um só grupo...são mulheres...daquelas mais perfeitas que existem!

Simplesmente porque somos passionais e racionais simultaneamente! Amamos com intensidade sim, mas também com a moderação da expressão de sentimentos! Choramos igualmente, por vezes raivosas, por vezes desabafando. Nutrimos nossas raivinhas, ora passageiras, ora cicatrizes. Acreditamos no amor, o perseguimos. Erramos na passionalidade, agimos com racionalidade. Exageramos na racionalidade, dosamos com passionalidade. Enfim, somos mulheres, somos tudo junto e misturado. Somos sentimentos calmos, agitados, somos certezas e dúvidas. Somos paixão, somos razão. Não temos fórmula, não viemos com manual de instrução, não temos roteiro certo, às vezes temos o plano perfeito. Somos perfeitas! Somos uma só! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário