A Dose Certa


Trabalhos normalmente envolvem horários rígidos, disciplina e dedicação de algumas horas do dia em função de determinada atividade. 

Precisamos de concentração e muito esforço. Muitas  vezes temos controle de jornada, usamos uniforme, seguimos regras de etiqueta, postura e condutas. Para trabalhar, investimos em capacitação, estudamos e somos diariamente avaliados e testados. 

Se nos comportamos de tal maneira no trabalho, porque não conseguimos nos dedicar tanto assim nos momentos de descanso? Porque quando chegamos em casa não conseguimos parar imediatamente de preocupar com as questões que deixamos para resolver no dia seguinte?

Da mesma forma que se levarmos problemas pessoais para o trabalho, correremos o risco de diminuir a qualidade ou reduzir a efetividade, o contrário também não é saudável. Isto porque no momento em que deveríamos estar descansando a mente e nos ocupando de todas as nossas obrigações, estamos focando nossas preocupações com tudo aquilo que não poderá ser realizado em casa, mas somente no dia seguinte no trabalho. Antecipamos sofrimentos e ansiedades. 

Descanso também requer disciplina e dedicação. Lazer também implica em horários e regras de conduta. Precisamos saber separar todos aspectos de nossas vidas, distinguindo muito bem entre momentos de lazer, descanso e trabalho. Saber dosar é fundamental para que possamos nos fazer presentes em todas as variações e em todos os campos  de nossas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário