Problemas Teen



Vivemos escutando que adolescente não tem preocupação, que quando eles chegarem na vida adulta, aí sim terão problemas de verdade. 

Concordo que nós, adultos, temos sim nosso leque de problemas, mas isso não torna nossos antigos problemas "desimportantes".

Aliás, tanto escutamos na época da escola que estávamos em fase de formação, que estávamos no momento de desenvolver nossas personalidades, escutávamos que estávamos no momento divisor de águas, que separaria aqueles com futuro promissor dos que não teriam tanto brilho assim. Se a fase teen é tudo isso, porque fomos menosprezados quando choramos por nossos problemas?

Perder uma amiga, ser zombado na escola, ver o cara que você idolatrava dar ideia para outra, isso sim define personalidade. Isso sim era problema suficiente. Chorar porque não conseguimos estudar para aquela prova, ou porque quase fomos expulsos da escola, isso sim foi avassalador.

E se o mundo sempre diz que o futuro está nos jovens, porque nos trataram e ainda tratam os atuais como eternas crianças? Nossas melancolias e medos foram rebaixados a birras infantis. Não éramos tão maduros assim, aliás, éramos ainda adolescentes, na fase de experimentar, de errar, de ser hippie, depois ser alternativo, rebelde e, em seguida, patricinha. Esse era o momento de fazermos as escolhas, não precisávamos ter sido criticados por isso.

Agora na vida adulta, nossos problemas envolvem batalhar por um objetivo de vida. Quando éramos adolescentes, não existia ainda um objetivo de vida, mas vários. Um dia pode ter sido desfilar com o novo jeans. Em outro dia, passar naquela prova de geografia. No dia seguinte, conquistar aquele gatinho no momento oportuno. Sim, nossos objetivos eram pontuais e simples assim.

E por eles sofremos e nos agitamos internamente. Não podemos tirar o valor das aflições dos nossos teens, afinal, eles não são o futuro do planeta? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário