Falando de casamento...e de filmes


Você que é casada ou que sonha em algum dia em se casar, já parou para pensar no significado da cerimônia do casamento? 

Por meio dos diversos filmes que já assistimos que falam sobre o assunto, vamos explicar como funciona o tão sonhado momento do matrimônio.

Festa, convidados, vestido de noiva, música, entrada triunfal, bolo de casamento. Tantas providências para pensar, planejamentos para colocar em prática e muito gasto envolvido. Na comédia romântica "O Pai da Noiva", podemos contrapor com bastante humor os anseios da noiva, para que todos os seus sonhos sejam reproduzidos em detalhes, com os anseios do seu pai, que se desespera ao descobrir o valor da despesa com a cerimônia e ainda sofre com a perda simbólica de sua filha ao marido. Pois é exatamente assim que ocorre, além dos gastos previstos e extras, que sempre acabam aparecendo, a família ainda encara o momento como um marco para a saída dos noivos de suas casas.

Ultrapassado o período de organização do evento, a cerimônia em si é o momento único em que os noivos consolidam perante familiares e amigos o compromisso que já assumiram no noivado. No clássico filme "O Casamento do Meu Melhor Amigo", embora sempre muito próxima ao seu melhor amigo, a protagonista nunca havia percebido o quanto o amava, até que se deu conta que o havia perdido, de forma a evidenciar o impacto da declaração do compromisso matrimonial.

Embora na prática pouco mude após o noivado, teoricamente, o compromisso se transforma em um desejo de formar uma vida a dois. No agradável filme "Cinco Anos de Noivado", podemos ver claramente que, embora os noivos tenham sim a intenção de viverem juntos para sempre, suas vidas continuam em rumos diferentes e seus diferentes objetivos de vida podem até adiar os planos do casamento. Isso acontece com muitos casais que ficam noivos apenas para firmarem um compromisso, sem que estejam realmente prontos para esse passo.

E a sociedade sempre espera e visualiza as cerimônias que antecedem o próprio momento do casamento. No hilário filme "Casamento Grego", a própria família espera e tem mais expectativas muitas vezes do que os próprios noivos, tratando o casamento como uma vitória. Famílias tradicionais tendem a desejar “bons casamentos” com pessoas de iguais valores e acreditam que o casamento significa a maturidade e segurança dos filhos. E a cerimônia passa a ser uma exigência social, para que o casamento adquira, além dos efeitos civis, os religiosos também.  E em "O Melhor Amigo da Noiva", é possível perceber a diferença de culturas entre as diversas famílias, uma americana e uma irlandesa, e a importância que cada uma dá ao evento, o que pode inclusive causar certa estranheza aos noivos.

Independente do porte da festa, do orçamento disponível e da quantidade de convidados, todas as noivas e noivos tem em comum o desejo de se divertir e abrir com chave de ouro a nova fase de suas vidas. No primeiro filme baseado na série "Sex and the City", podemos perceber que o desejo é realmente genuíno, e que a cerimônia nem sempre têm o efeito benigno da estreia, podendo ser até um momento de estresse que coloca os noivos em situação conflitiva, tanto que a protagonista acaba por ter seu casamento temporariamente cancelado após influências externas ao seu próprio relacionamento.

São diversos filmes que retratam com perfeição as diferenças entre as cerimônias e de forma divertida os conflitos, os embaraços, as perdas e os gastos, e com essa amostragem, esperamos ter transmitido a você um pouco do significado do casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário