Saudosismo fotográfico

Antigamente, as pessoas tiravam fotos dos eventos mais importantes de suas vidas, como nascimento dos filhos, casamentos e formaturas.  Fotos além de serem raras e caras, refletiam momentos solenes e especiais que deveriam ser relembrados por toda a eternidade. As pessoas mais antigas presenteavam amigos e familiares com fotografias de suas próprias famílias e frequentemente possuíam imensos álbuns onde colecionavam fotos que resumiam eventos inesquecíveis.

As fotografias precisavam ser reveladas e somente nesse momento podíamos ver o resultado daquele evento. Não havia meios para modificar as fotos e precisávamos materializá-las em papel. Frequentemente espalhávamos porta-retratos por toda a casa, com as melhores fotos que eram reveladas naquele filme, e sempre mandávamos ampliar as revelações para facilitar a visualização e o enfeite que representavam nas casas.

Mas hoje em dia, com a facilidade de tirar fotos em todos os momentos com celulares e máquinas que funcionam até debaixo d'água, em movimento e em 360º, percebemos o quanto a vida das pessoas acaba maquiada nos registros. Não há surpresas e podemos ver os resultados simultaneamente às fotos.

A cada dia que passa registramos mais momentos e criamos mais solenidades, inventamos mais dias a comemorar e colecionamos fotos cada vez mais corriqueiras. E se não bastasse, publicamos todas elas em redes sociais que funcionam como álbuns acessíveis a todos as pessoas conectadas aquele perfil.

Reuniões para ver fotos de alguma festa ou evento já não fazem mais sentido, pois todos já as visualizaram e até modificaram em aplicativos de computadores e celulares. 

Não criticamos aqui a tecnologia nem os avanços da fotografia, longe de nós. Apreciamos a evolução mas mantemos nosso saudosismo por aquele tempo em que economizávamos o filme para o momento mais especial do evento, que esperávamos ansiosos pela revelação. E exatamente por isso, usamos as fotos para homenagear quem amamos e ainda colecionamos imensos álbuns revelados, para sonharmos com aquele dia, com aquela festa e com aquele momento que se eternizou por meio da fotografia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário